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Pharma InnovationRadar VarejoVendas no varejo farma têm alta de 10,47% em três trimestres

Vendas no varejo farma têm alta de 10,47% em três trimestres

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Faturamento das 25 maiores empresas do setor farma chegou a R$ 39,2 bilhões, representando alta de 10,47%

O varejo farmacêutico nacional, que integra as 25 redes afiliadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), registrou um faturamento de R$ 39,2 bilhões nos três trimestres do ano. Assim, representando um índice 10,47% maior que o do mesmo período de 2018.

Além disso, o percentual de vendas do varejo farma supera o crescimento de 7,59% obtido entre janeiro e setembro de 2018. Os dados foram estimulados principalmente pela venda dos medicamentos isentos de prescrição (MIPs) e pelos chamados não medicamentos – itens de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPC).

Essa última categoria apresentou alta de 11,08%, de acordo com os dados compilados pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP). Nos nove primeiros meses de 2018, o aumento foi de apenas 6,87%. Os não medicamentos totalizaram 32% das vendas do setor. “A recuperação desse segmento indica uma retomada do consumo pela classe média, que estava estagnado nos últimos anos por causa do cenário de recessão”, comenta o CEO da Abrafarma, Sergio Mena Barreto.

Já as vendas dos MIPs no varejo farma avançaram 19,88% no período e totalizou R$ 6,70 bilhões. A venda geral de medicamentos chegou a R$ 26,74 bilhões, um incremento de 10,18% em relação ao período entre janeiro e setembro do ano passado. Já os genéricos movimentaram R$ 4,43 bilhões e registraram uma evolução de 8,46%.

Ao todo, mais de 1,9 bilhão de unidades foram comercializadas e o volume de atendimentos ultrapassou 721 milhões. Além disso, o número de funcionários e colaboradores nas farmácias passou de 127 mil para 130 mil, dos quais 24 mil são farmacêuticos.

Comparativo das vendas do varejo farma

Fonte: Guia da Farmácia 12.11.19

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