Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On Linkedin
Pharma InnovationDestaques Empresas & NegóciosFCE Pharma impulsiona inovação da indústria farmacêutica

FCE Pharma impulsiona inovação da indústria farmacêutica

A maior edição de todos os tempos reuniu as inovações e lançamentos da indústria farmacêutica mundial

“Esta foi a maior FCE Pharma de todos os tempos, evidenciando a importância do evento para o mercado”, comemorou o presidente da NürnbergMesse Brasil, João Paulo Picolo, que esteve à frente da organização FCE Pharma,  realizada entre os dias 22 e 24 de maio, simultaneamente à FCE Cosmetique, no São Paulo Expo, na capital paulista. Juntas, as duas feiras receberam um público superior a 16,2 mil visitantes, que puderam conferir soluções e lançamentos de 1100 marcas em mais de 40 mil metros quadrados de exposição.

O Portal Pharma Innovation apresenta aqui algumas das novidades apresentadas, principalmente das empresas fornecedoras de ingredientes para a indústria farmacêutica. 

Mix de vitaminas

A Copermed, empresa especializada em representação, importação e distribuição de insumos farmacêuticos e veterinários, participou de mais uma edição da FCE Pharma com seu vasto portfólio de insumos importados, com destaque para os produtos de sua representada exclusiva, a chinesa Jiangsu Guotai.

A feira também foi a oportunidade para o lançamento da Copervit, nova marca de mix de vitaminas e minerais. “Com este lançamento, passamos a oferecer aos clientes soluções acabadas de mix de vitaminas e minerais, que são fornecidas de acordo com a necessidade dos clientes”, ressaltou Reiner Augusto Demori, diretor proprietário.

 A empresa fornece seus produtos diretamente para laboratórios farmacêuticos, distribuidores e farmácias de manipulação veterinária.

A Participação em mais uma edição da FCE Pharma, reforça ainda mais a posição da Copermed como uma das principais importadoras de insumos farmacêuticos e veterinários do país.

Precisão garantida

Para a Intelimaq Máquinas Inteligentes, atuante há 17 anos no mercado, a FCE Pharma se mostrou como um excelente canal para demonstrar suas soluções em equipamentos, em especial suas linhas de máquinas envasadoras para produtos cosméticos, entre eles pós descolorantes, talcos, cremes, loções, xampus e outros, além de suplementos alimentares, fármacos, produtos químicos. A empresa conta ainda com soluções para contagem de cápsulas e comprimidos e fechamento de embalagens.

A empresa destacou na feira a envasadora contadora IQ66, máquina de envase para comprimidos, drágeas, cápsulas duras e gelatinosas. “Consiste em um moderno sistema de eletrônico de construção resistente e segura, com célula fotoelétrica de alta confiabilidade”, explicou Rubens Stefan Jaggi, do departamento de engenharia, ressaltando a facilidade para a troca de tamanho de cápsulas e tempo de setup reduzido.

Outra novidade exposta pela empresa é a máquina de envase para pós em potes e frascos IQ87B, que efetua dosagens automaticamente, adaptando-se às variações do produto. A precisão do envase é uma de suas principais características. “Para sistemas em torno de 300 g, por exemplo, obtêm-se resultados com menos de 3 g de variação”, disse. Como os frascos variam de peso entre si, o processador pesa cada um deles, compensando essas variações.

“Como nossos maiores atrativos são a precisão do envase, a simplicidade de operação, a otimização do processo produtivo e o custo acessível de investimento, a apresentação de nossas máquinas foi um grande sucesso”, enfatizou Rubens Stefan Jaggi.

Alimentador ergonômico

Há mais de 10 anos consecutivos participando da FCE Pharma, a Quality Machines, empresa 100% nacional que fabrica soluções de envase para vários setores, levou para seu estande no pavilhão de exposições a sua mais recente solução de envase de bisnagas. O equipamento foi exposto em conjunto com o novo Alimentador Ergonômico para alimentação de tubos no processo de envase, o grande lançamento da companhia para esta edição.

Segundo Carlos Eduardo Praxedes, diretor geral da Quality Machines, o novo equipamento apresenta muitas vantagens para todo o processo de alimentação de tubos. “Sua melhor ergonomia para o operador, evita lesões de ombro, além de eliminar a necessidade de piso técnico. Outro grande benefício é a maior capacidade de armazenagem de tubos, o que permite maior autonomia para a envasadora”, destacou.

“Durante toda a feira recebemos muitos feedbacks positivos de clientes e empresas do segmento farmacêutico e cosmético que conhecem as soluções da Quality Machines para envase de bisnagas. ‘A melhor envasadora de bisnagas do Brasil’, disseram muitos deles”, orgulhou-se o diretor.

Reconhecida nos mais importantes mercados brasileiros que utilizam processos diversos de envase e também internacionalmente por seu alto padrão de qualidade e soluções dinâmicas, a Quality Machines  fabrica linhas de envase de todos os portes.

Revestimento de comprimidos

A Ashland apresentou duas novidades, de acordo com Alejandra Alvarez, líder de negócios Farma para a América Latina.  A primeira delas é o Aquarius Protect, um sistema de revestimento de comprimidos premium para reduzir efetivamente a absorção de umidade e mascarar o sabor e o odor desagradáveis. Para facilitar a utilização, ele é um revestimento pronto para uso, totalmente formulado, que se dispersa rapidamente em água ou solvente e está disponível em versões clara, branca e colorida.

Outra novidade é o Benecel DC, um melhorador de processos de compressão direta de comprimidos. “Ele reduz o tempo do processo e assegura a uniformidade do conteúdo”, garantiu Alejandra.

Plataformas de desenvolvimento

A Basf participou desta edição reforçando suas soluções para a indústria farmacêutica junto com seus parceiros tradicionais. “A FCE é uma oportunidade para o mercado conhecer novidades e tendências do setor. Este ano estamos trouxemos as tecnologias que garantem suavidade e maior absorção cutânea dos ativos farmacêuticos”, contou Fernanda Furlan, gerente sênior do negócio de Farma para a América do Sul. “Nosso papel é ajudar a alcançar a máxima eficácia dos medicamentos ao alinhar a qualidade dos excipientes ao profundo conhecimento técnico de performance dos produtos, garantindo a precisão da formulação”, explicou.

As plataformas que contribuem para o desenvolvimento, fabricação e estabilidade de medicamentos foram apresentadas juntamente com a IMCD, abrangendo materiais para atender os principais desafios enfrentados pela indústria farmacêutica. São soluções que oferecem solubilização, revestimento, otimização e redução da variabilidade produtiva, permitindo inclusive acelerar o lançamento de novos produtos para o mercado. As plataformas da BASF incluem liberação imediata e modificada, solubilização, cápsulas moles e biológicos, envolvidos nos processos de biotecnologia.

Parceria estratégica

A parceria com o Grupo Centroflora foi o destaque da MCassab. “Com o Grupo Centroflora, poderemos sugerir ingredientes para formulações fitoterápicas e cosmecêuticas – com ação terapêutica, um campo novo e pouco explorado. Para que isso se torne possível, as parcerias corretas são imprescindíveis”, comentou Guilherme Moretto, gerente da Unidade Farma da MCassab.

De origem brasileira, o Grupo Centroflora trabalha com extratos botânicos e já e seus produtos já são reconhecidos mundialmente. “Como o setor veterinário vem crescendo vertiginosamente e demandando cada vez mais por inovações em termos de medicamentos, vacinas e afins, podemos dizer que encontramos um objetivo comum de negócio, possibilitando que as duas empresas cresçam e diversifiquem ainda mais sua atuação. Outro benefício é contar com uma produção local, que facilita a logística e operação dos negócios dos nossos clientes”, complementou Moretto.

Ainda como uma extensão da parceria, a MCassab passou a ser também distribuidora da Escopolamina da C2 Pharma, braço importante do Grupo Centroflora voltado para comercialização global de APIs.

MLab chega em outubro

A Merck lançou o Marteck M DPI para a utilização em produtos inalatórios. Atualmente, as empresas que optam por um sistema de pó seco praticamente só dispõem de lactose para ser usada como veículo. É o único produto com base em Manitol para este fim, o que representa uma importante uma alternativa para o formulador. Dentre as vantagens de Parteck M DPI, estão melhor estabilidade da formulação, ser um produto de origem vegetal, além de fazer parte do programa de qualidade e documentação Emprove.

Outro produto da Merck é o Parteck SRP 80. Desenvolvido para a produção de comprimidos de liberação modificada, permite a produção por compressão direta, além da liberação do fármaco pouco influenciada pelo pH e presença de álcool, e também com formulação robusta apresentando perfil de liberação muito semelhante numa ampla faixa de dureza e com pouca influência do agente lubrificante escolhido.

A outra novidade na feira foi a apresentação da rede de laboratórios distribuídos ao redor do mundo, onde os profissionais da Merck podem trabalhar diretamente com os clientes demonstrando e testando os produtos. Na América Latina, o primeiro MLab será inaugurado em outubro, em Alphaville.

Liberação controlada

A Evonik apresentou sua completa plataforma de produtos e serviços, que inclui ingredientes ativos, excipientes inovadores para a liberação controlada de fármacos, serviços de formulação para medicamentos orais e parenterais, além de avançados excipientes para suplementos alimentares.  A empresa marcou presença na feira com dois parceiros: Meggle, pioneira no desenvolvimento de excipientes inovadores à base de Lactose; e SRL Pharma, especialista em ativos farmacêuticos antiácidos e digestivos.

Um dos destaques da Evonik foram os polímeros Eudragit, excipientes presentes na indústria farmacêutica há mais de 60 anos e que estão disponíveis na forma de suspensões aquosas, grânulos e pós, e caracterizam-se pela versatilidade em atuar na liberação imediata de fármacos ou liberação controlada mediada por pH ou por tempo.

“O evento representa uma oportunidade importante para fazer contatos com os compradores da indústria farmacêutica, estreitar o relacionamento com nossos clientes e reforçar nosso comprometimento com a evolução do setor farmacêutico por meio de soluções eficientes e inovadoras”, afirmou Luis Roberto Cardoso, diretor de Negócios da linha Health Care da Evonik.

Síntese de colágeno

Especialista no fornecimento de gelatina e peptídeos bioativos de colágeno para indústrias farmacêuticas e de alimentos, um dos destaques da Gelita foi a nova Gelita EC, gelatina que expande as possibilidades de entrega e liberação no segmento de cápsulas moles. Único produto derivado de gelatina no mercado capaz de gerar cápsulas moles verdadeiramente entéricas em uma única etapa, Gelita EC permite a produção de cápsulas que dissolvem no intestino, e não no estômago, como as cápsulas moles feitas de gelatina tradicional.

No segmento de peptídeos bioativos de colágeno, os mais recentes lançamentos são o Tendofort, eficaz para a manutenção da saúde de tendões e ligamentos, ajudando a tornar os tecidos conectivos mais firmes, e o Fortibone, que estimula as células ósseas a aumentar a síntese de componentes ósseos, tais como o colágeno. Esse processo ajuda a evitar problemas relacionados à atrofia e perda de densidade óssea, com os quais especialmente mulheres pós-menopausa precisam lidar.

Biotivo multifuncional

Outra fornecedora global em gelatina e peptídeos de colágeno, a Rousselot destacou o PeptanIIm, matriz de colágeno hidrolisado tipo II. Trata-se de um novo bioativo multifuncional para a saúde das articulações, eficaz em baixa dosagem e que pode ser usado em comprimidos, cápsulas e balas de gelatina. O produto é ainda solúvel em água, permitindo ampla variedade de aplicações nutracêuticas, na forma de misturas em pó, iogurtes e bebidas UHT.

Expansão de portfólio

A quantiQ, que no segmento farmacêutico atua na importação e distribuição de princípios ativos e excipientes, este ano anunciou a expansão  de seu portfólio e agora também oferece opções de revestimentos e novos agentes de enchimento.

Ao todo, passaram a ser distribuídos mais de 15 novos produtos, entre os quais lactose, celulose microcristalina, carbonato de cálcio e revestimentos. Além do portfólio de fármacos, a empresa também levou para o evento soluções voltadas para os segmentos de cosméticos e aromas e fragrâncias.

Vitamina estável

A Tovani Benzaquen, que há mais de duas décadas oferece ingredientes e aditivos de para indústrias diversas, como a alimentícia, de bebidas, suplementos, destacou na feira a K2Vital Delta, única vitamina K2 que se mantém estável quando associada com minerais.

A empresa também ressaltou o OptiMSM, ingrediente funcional que contribui para a saúde das articulações, hidratação e elasticidade da pele. 

Roupa segura

O Grupo Polar, maior fabricante do país no segmento de produtos refrigerantes para transporte de insumos que requerem tempo e temperatura controlados, anunciou a ampliação da parceria com a DuPont e passa a ser um distribuidor oficial das vestimentas Tyvek Isoclean para o setor farmacêutico/hospitalar no Brasil.

A Tyvek Isoclean é produzida em Dupont Tyvek, um tecido com baixíssima emissão de partículas, que reduz os riscos de contaminação cruzada e proporciona proteção química e biológica ao usuário. Com portfólio completo de acessórios e macacões – como capuzes, aventais, magotes e cobre-botas antiderrapantes – é a paramentação ideal para a indústria farmacêutica, de biotecnologia, laboratórios, hospitais, produção de eletrônicos, equipamentos médicos e outros setores que lidam com produção controlada.

“A ampliação dessa parceria que teve início em 2015 com a distribuição da manta para pallet DuPont Tyvek Cargo Covers é mais uma demonstração de reconhecimento da seriedade e qualidade do trabalho que temos desenvolvido junto à indústria farmacêutica no Brasil”, explica o fundador e diretor comercial do Grupo, Paulo Vitor de Andrade.

O grande diferencial da Tyvek Isoclean para as demais vestimentas encontradas no mercado é o fato de ser esterilizada por meio de irradiação gama validada, um processo que faz com que tenham o mais eficiente nível de esterilização. Além disso, é uma solução descartável e limpa, o que assegura facilidade no controle do uso das vestimentas e garante trajes sempre prontos para utilização.

Indústria 4.0

A Pollux, com o conceito de indústria 4.0, apresentou as inovações para a gestão de fábricas digitais por meio de um conjunto de soluções que associam o uso de tecnologias contidas na Internet Industrial (IIOT), como softwares, sensores, robótica colaborativa e análise de dados avançada com as melhores práticas de gestão.

A empresa destacou uma aplicação para a indústria farmacêutica com robôs colaborativos. “Desenvolvemos o modelo de negócios de robô como serviço, ou seja, o empresário pode optar pela locação de robôs para exercer funções repetitivas em linhas de produção, reduzindo problemas de ergonomia – e isso com um investimento bem menor do que se optasse pela compra de um robô, por exemplo”, explicou o diretor de negócios, Ricardo Gonçalves.

Outra tecnologia que a empresa apresentou nesta edição é o robô móvel, AMR – Autonomous Mobile Robots. Dispensando o uso de trilhos ou fitas magnéticas, o modelo da Pollux, que faz parte da nova geração de veículos autoguiados, é controlado diretamente de smartphone, tablet ou computador e pode ter sua rota modificada sempre que preciso.

Futuro do mercado farmacêutico

O futuro do mercado farmacêutico tem se projetado com forte influência dos meio digitais e necessidades cotidianas dos consumidores. Quem apresentou essa projeção foi Rafael Lindemeyer, da Ipsos Marketing e palestrante das sessões do Insight Experience, parte da programação de conteúdo da FCE Pharma.

Rafael Lindemeyer, da Ipsos

Segundo ele, 39% dos lares brasileiros possuem alguém que se medica contra hipertensão. Já a medicação para Diabetes corresponde a 28%; dores de cabeça frequentes, 24%; obesidade, 18%. “Mas a jornada de compras do consumidor atual é muito mais complexa. Você não vai simplesmente ao mercado ou farmácia da esquina. Pesquisamos na internet, trocamos informações e chegamos à compra que pode ou não acontecer nos estabelecimentos físicos”, disse.

A próxima edição da FCE Pharma será realizada de 21 a 23 de maio de 2019.

Comments are closed.