Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On Linkedin
Pharma InnovationEmpresas & NegóciosFarmácias de modelo popular crescem 50,77% em um ano

Farmácias de modelo popular crescem 50,77% em um ano

  • Written by:
O modelo de negócio de farmácia populares de redes administradas pela Farmarcas vem proliferando em todo o país, provando que as farmácias associativistas não só podem disputar o mercado de igual para igual, como podem se destacar com números muito acima do mercado.

Quando falamos das redes populares administradas pela Farmarcas, pioneira no mercado farmacêutico com esse modelo de negócio, essa realidade é ainda mais surpreendente.

Somando todas as lojas dessas redes populares – Ultra Popular, Super Popular e Maxi Popular –, se obtém um índice de crescimento orgânico no faturamento de 50,77% em 2018 em relação a 2017. Com isso, chegou ao montante de R$1.677.532.381,65. Em 2017, o faturamento foi de R$1.112.673.311,17. Esses números resultam da soma do aumento do faturamento individual das lojas e do crescimento no número das lojas.

Em relação ao número de farmácias, as redes populares começaram 2018 com 494 lojas abertas em todo o país e terminaram com a marca de 668 lojas, um crescimento de 35,22%. No entanto, o mais relevante é a conquista de mercados estratégicos que pareciam muito complexos pela distância geográfica, sendo que a rede não se limita aos grandes centros.

“O modelo de farmácias populares desenvolvido pela Farmarcas possibilita aos pequenos empresários se associarem e captarem ótimos resultados por meio de compartilhamento de ferramentas modernas de gestão e de compras coletivas. Contudo, é importante destacar que o grande diferencial é a capacitação constante dos empresários e funcionários das lojas”, explica Paulo Costa, diretor geral da Farmarcas.

Assim, o grande destaque se dá para o suporte na gestão, dado pelos chamados “anjos” – profissionais especializados que acompanham de perto o dia a dia da empresa e seus resultados. “Funciona como se as farmácias tivessem uma consultoria particular. No dia a dia do negócio, muitos administradores deixam passar decisões que são importantes para o resultado do negócio, mas os anjos estão atentos justamente para alertá-los”, explica o diretor operacional da Farmarcas, Ângelo Vieira.

O sucesso é tão grande que o modelo popular de farmácia vem sendo copiado por diversas farmácias e lojas em todo país. Entretanto, a grande dificuldade dessas é conseguir fazer frente aos diferenciais de gestão que a Farmarcas proporciona. Caso contrário, a adequação será apenas da marca, sem resultados.

Fonte: Canal Executivo 03.05.2019

Comments are closed.