Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Pharma InnovationFactor-KlineAs Indie Brands de OTC que vão decolar

As Indie Brands de OTC que vão decolar

  • Written by:

As Indie Brands de OTC estão apresentando crescimento exponencial e são pioneiras em uma tendência específica do segmento de saúde.

Dirty Life e Health-Ade Kombucha, Infirst, Focus Consumer Healthcare e Foundation Consumer Healthcare geraram, coletivamente, quase US $ 1,8 bilhão em vendas em 2018, representando mais de 13% no crescimento anual, segundo a pesquisa de mercado internacional “OTC Indies: US Analysis of Independent OTC Companies” publicada pela Kline.

Este relatório apresenta aproximadamente 70 empresas de médio a pequeno porte com marcas promissoras. Com a coleta de dados e realização de entrevistas, várias tendências importantes foram identificadas para o setor de OTC, entre elas o marketing digital e a utilização de mídias sociais.

“No mercado de OTC, no qual o crescimento anual continua baixo, as marcas estão adotando o marketing digital para gerar ganhos mais efetivos. Para marcas menores que buscam mais retorno, o marketing digital representa uma grande oportunidade. É uma estratégia mais eficiente para conseguir um alcance maior de consumidores. Quando bem executado, o marketing digital pode ganhar vida própria e viralizar”, comenta Laura Mahecha, gerente do setor de HealthCare da Kline&Co.

Por exemplo, a PharmaCare, com sua linha de suplementos para o sistema imunológico se beneficiou de uma forte temporada de tosse/resfriado/gripe no ano passado, mas o ponto crucial foi um post em mídia social. A empresa registrou um aumento de vendas em 2018 de 237,7%.

No início de 2018, durante uma das temporadas mais fortes de gripe registradas, o Sambucol – medicamento para o sistema imunológico da PharmaCare -, foi postado com medicamento homeopático de gripe Oscillococcinum da Boiron por um único consumidor. O post viralizou e dentro de duas semanas, o Sambucol estava esgotado.

“Esse tipo de atividade de mídia social não acontece por acaso. A PharmaCare assumiu o compromisso de construir sua identidade de marca em todo o espaço digital, inclusive através das mídias sociais”, diz Mahecha.

Outra tendência está relacionada à popularidade de produtos naturais e orgânicos. Quando aplicados a uma marca OTC, esses conceitos geram crescimentos notáveis. Quando são autênticos, esses apelos atingem uma ampla faixa de consumidores, de jovens a idosos que buscam melhorar a saúde e adotar um estilo de vida saudável.

O segredo não está apenas nos conceitos de orgânico e natural. Para várias marcas, fatores como espírito empreendedor, know-how da indústria e executivos experientes que saíram de grandes indústrias foram também responsáveis pelos ganhos exponenciais da OTCs.

Um bom exemplo de empresa decolando nesse mercado é a Irwin Naturals, uma produtora de fórmulas à base de ervas gelatinosas vendidas em mais de 90 mil lojas de varejo e on-line. Desde 2015, a empresa tem promovido lançamentos de novos produtos que apresentaram ganhos de vendas de três dígitos. Em 2018, a empresa nomeou um novo CEO, Marc Washington, conhecido por seu histórico de sucesso em transformar e expandir negócios de bem-estar.

Identificar essas marcas disruptivas e aprender com as estratégias para atingir consumidores e varejistas é essencial para os interessados neste mercado. O relatório de inteligência competitiva “OTC Indies: U.S. Analysis of Independent OTC Companies”  examina de perto cada uma delas e apresenta exemplos de marketing digital e como é impulsionado o crescimento das indies de OTC.

 

 

 

Fonte: Blog Factor-Kline

Comments are closed.